Morcegos: quais os riscos que eles podem oferecer?
Morcegos: quais os riscos que eles podem oferecer?

 

Tempo estimado de leitura 8 minutos

 

Animais de hábitos noturnos, os morcegos são os únicos mamíferos com capacidade de voar, devido à transformação de seus braços em asas. Representam a segunda maior ordem dos mamíferos, com 1.198 espécies; dessas, cerca de três quartos são insetívoras (alimentam-se de insetos).

 

Possuem uma importante participação no ecossistema como polinizadores, dispersando sementes e auxiliando no controle de insetos. Porém, possuem também a capacidade de carregar uma enorme quantidade de vírus, bactérias e parasitas em seu organismo, que em contato com seres humanos ou outros animais, podem transmitir doenças. Nesse artigo, conheceremos mais sobre as principais espécies e que fazer ao encontrar um morcego.

 

Espécies de Morcegos no Brasil

 

No mundo, há mais de 1.400 espécies de morcegos. No Brasil, 84 de 182 espécies oficialmente registradas, podem viver em áreas urbanas.

 

  •         Tadarida brasiliensis (Morcego-de-cauda-livre): é uma das espécies mais comuns no Brasil. Vive em colônias, em locais como cavernas, sótãos e pontes.
  •         Diclidurus albus (Morcego-fantasma): Possui membranas brancas entre os dedos, dando-lhe uma aparência "fantasmagórica". É encontrado em áreas florestais e de cerrado.
  •         Desmodus rotundus (Morcego-dos-fundos-de-cavernas): Conhecido como morcego-vampiro comum, é uma espécie hematofágica que se alimenta de sangue de animais de fazenda. É encontrado em várias regiões do Brasil.
  •         Pteronotus gymnonotus (Morcego-de-alto-montanha): Vive em regiões montanhosas e possui uma distribuição ampla no Brasil.

 

Importância Ecológica



Problema com Morcegos?
Conheça nossas soluções


 

  •         Polinização: Muitas espécies de morcegos são polinizadoras de plantas, especialmente em regiões tropicais. Eles desempenham um papel fundamental na reprodução de uma grande variedade de plantas, incluindo algumas espécies de frutas, como bananas, mangas e figos.

 

  •         Dispersão de sementes: Os morcegos são importantes dispersores de sementes, ajudando na regeneração de florestas e na manutenção da diversidade vegetal. Eles consomem frutas e dispersam as sementes em diferentes locais, contribuindo para a colonização de novas áreas por plantas.

 

Quais os Riscos que os Morcegos podem oferecer?

 

É comum que morcegos procurem a zona urbana da cidade nos meses de calor em busca de alimentos, como cupins, baratas, mosquitos e mariposas. Eles são espécies nativas e não devem ser mortos ou feridos, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/ 1998).

 

As doenças mais comuns transmitidas pelos morcegos são:

 

  1.       Raiva: é uma das doenças mais conhecidas transmitidas por morcegos. Embora seja relativamente raro, os morcegos podem transmitir o vírus da raiva através da mordida ou, em casos raros, por contato com a saliva infectada. A raiva é uma doença grave que afeta o sistema nervoso e pode ser fatal se não tratada a tempo.

 

  1.       Histoplasmose: Esta é uma doença causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que pode ser encontrado nas fezes dos morcegos. A inalação dos esporos do fungo pode levar à infecção, causando sintomas semelhantes aos da gripe e, em casos graves, problemas respiratórios.

 

Conclusão:

 

Apesar de serem imprescindíveis para o ecossistema, os morcegos podem transmitir doenças, tanto aos animais, quanto aos seres humanos. Logo, o cuidado no manejo e prevenção, tornam-se essenciais quando se trata de morcegos. O manuseio deve ser feito por profissionais, treinados e qualificados que, ao lidar com morcegos ou entrar em áreas onde eles vivem utilizam equipamentos de proteção adequados, como luvas e máscaras.

 

Por que escolher a Unicontrol Soluções Ambientais:

 

  •         Experiência e Conhecimento: Com anos de experiência no mercado, a Unicontrol possui uma equipe de profissionais qualificados e especializados em identificar, controlar e prevenir infestações de morcegos e outros vetores.
  •         Tecnologia de Ponta: Utilizando métodos avançados e produtos seguros, a Unicontrol Soluções Ambientais garante uma abordagem eficaz no controle de pragas, sem comprometer a saúde humana ou ambiental.
  •         Soluções Personalizadas: Cada ambiente é único, e a Unicontrol adapta suas estratégias de controle de pragas de acordo com as características específicas do local, proporcionando resultados eficientes e duradouros.
  •         Compromisso com o Meio Ambiente: A Unicontrol Soluções Ambientais preza pela sustentabilidade em suas práticas, buscando soluções que minimizem o impacto ambiental, sem abrir mão da eficácia no controle de pragas.

 

Proteja o seu espaço, promova a segurança da sua família e mantenha a harmonia em seu ambiente. Conte com a Unicontrol para afastar as preocupações com morcegos e outros vetores. Clique aqui e descubra como podemos ajudar a criar um ambiente mais seguro e saudável para todos. Sua tranquilidade é a nossa prioridade.

 

Leia também: Como se livrar de morcegos?

Solicite seu orçamento sem compromisso