Os cascudos fazem mal a saúde?
Alphitobius diaperinus: o besouro cascudo

 

No verão, a maioria dos insetos está mais ativo, já que o calor favorece o seu período de reprodução e eles saem em busca de alimentos e abrigos. Com os cascudinhos, como são popularmente conhecidos, não é diferente. A espécie de besouros Alphitobius diaperinus

também é conhecida por trazer grandes prejuízos aos aviários. Também é possível vermos esses bichinhos voando em casas, ao entardecer, atraídos pelas luzes artificiais.

 

Mas e a dúvida que não quer calar: esses cascudinhos fazem mal a nossa saúde?

 

Afinal, sabemos que a maioria das pragas transmite doenças aos seres humanos, seja através de picada ou do contato com seus dejetos. No caso dos cascudinhos, não é diferente.

 

O grande problema se dá nos aviários, em que as camas das aves possuem condições ideais para sua reprodução e costumam causar infestações nesse local. Eles podem trazer tanto prejuízo financeiro, danificando as estruturas do local, danificando o cortinado, sistema elétrico e causando desestabilização do solo, quanto prejuízos à saúde dos animais e consequentemente, dos humanos.

 

Devido ao seu hábito alimentar, eles atuam como vetores de importantes doenças. São associados à sua presença o vírus da leucose aviária, vírus da Doença de Gumboro, coronavírus aviário e diversas bactérias incluindo Micrococcus sp., Streptococcus sp., Corynebacterium sp., Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus, Proteus mirabilis, P. vulgaris, Paracolobactrum intermedium, Escherichi coli, E. intermedia, E. freundii, Serratia marcescens, Klebsiella-Aerobacter, Pseudomonas aeruginosa e Salmonella sp.; fungos como Aspergillus flavus, A. niger, A. repens, A. candidus, Penicillium sp. e Candida sp e protozoários como Eimeria sp.

 

 



Problemas com besouros?
Conheça nossas soluções


Como combater o cascudinho?

 

Algumas providências podem ser tomadas para prevenir uma infestação do cascudinho na produção avícola. Entre elas estão: evitar o desperdício de ração, recolher a ração derramada no chão, mudar para piso de concreto instalações de chão-batido, recolher as aves mortas pelo menos 2 vezes ao dia, realizar retirada da cama e limpeza do aviário com frequência, depois da limpeza, deixar o aviário aberto.

 

 

Para combater grandes infestações, procure ajuda de uma empresa especializada. Entre em contato e faça um orçamento. Para cada negócio, há uma solução. A Unicontrol contribui há mais de 40 anos para o controle de pragas urbanas. Atua em todo o Brasil.

 

Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes). Levamos aos clientes as melhores tecnologias do setor, incluindo apps, sistemas, produtos e equipamentos de ponta, oferecendo, assim, um pacote completo, competitivo e diferenciado de serviços para residências, empresas e indústrias de todos os portes (inclusive empresas agrícolas e produtores de grãos).

Solicite seu orçamento sem compromisso