6 motivos pelos quais as moscas podem prejudicar o seu negócio!
Pequenas, ágeis - e muitas vezes irritantes! - As moscas, que normalmente estão presentes em restaurantes, padarias, supermercados, e em praticamente todo lugar, podem parecer insetos aparentemente inofensivos. Um problema facilmente controlado com simples métodos de repelência ou com auxílio do bom e velo mata moscas.

 

Porém para uma empresa, a má administração de uma infestação de moscas, além do incômodo gerado, pode oferecer sérios riscos à saúde do negócio: perda de produtos, má percepção pelos clientes, disseminação de doenças e aspecto sujo no ambiente, são alguns dos problemas que estes insetos podem gerar.

 

Pensando nisso, a Unicontrol, empresa especializada que há mais de 40 anos ajuda empresas dos mais diversos ramos a resolverem esses e outros problemas com pragas, preparou este material, que com certeza irá ajudar a você, empreendedor do ramo alimentício, a se prevenir e até mesmo evitar problemas com este tipo de praga.

 

Confira abaixo nossa lista de 6 motivos pelos quais as moscas podem prejudicar o seu negócio e os prejuízos que elas podem trazer.

 

1 – TEMPO DE VIDA E QUANTIDADE DE OVOS

Uma mosca vive em média entre 25 e 30 dias, e durante seu tempo de vida, o inseto deposita cerca de 2.000 ovos! Em um restaurante, por exemplo, onde a oferta de material orgânico é grande, as chances de proliferação deste inseto, que se negligenciada pode resultar em uma infestação grave, são muito grandes.

 

2 – CONTAMINAÇÃO PELO CONTATO

Suas patas e asas contém as maiores quantidades de microrganismos nocivos de seus corpos. O simples ato de pousar em algum alimento, ou qualquer outra superfície, já é o suficiente para trazer riscos à saúde de quem circula pelo local e tenha contato com a superfície, ou ingira algum alimento que sofreu contato pelo inseto!

 



Problemas com moscas?
Conheça as soluções que temos para você


3 – PREJUIZO PELO DESCARTE DE PRODUTOS

A contaminação de um produto pelo simples pouso de uma mosca pode parecer um pensamento um pouco exagerado, mas, de acordo com os órgãos sanitários, se o inseto ficar poucos segundos sobre algum alimento já é tempo suficiente para que o mesmo tenha ovos em si e será uma questão de tempo para que as larvas surjam.

 

4 – PREJUDICAR A IMAGEM DO NEGÓCIO OU PRODUTO

Em caso de alimentos contaminados serem ingeridos em seu estabelecimento, esse alimento pode causar diversas doenças em seus clientes, como diarreia, micose, cólera, conjuntivite e até mesmo febre tifoide. Mesmo que esses sintomas apareçam algum tempo depois do consumo, os mesmos podem vir a ser relacionados ao alimento ingerido em seu estabelecimento por parte do cliente, o que poderia prejudicar a imagem e a reputação de seus produtos e negócio.

 

5 – PERTURBAÇÃO DE CLIENTES

Imagine, você, entrar em açougue e se deparar com aquelas fitas adesivas - usadas normalmente como método de combate a este tipo de inseto– e mais moscas voando e vindo até o seu rosto. Isso seria algo desagradável, certo? Por estarem frequentemente associadas a uma má higienização ou até mesmo por causar incômodo por seu barulho ou movimentação, nenhum cliente irá gostar de se deparar com moscas, seja qual for o tipo de estabelecimento, então evitar a presença delas em seu negócio pode fazer uma grande diferença na hora de atrair e reter seus clientes.

 

 6 – MULTAS DESAGRADÁVEIS

A aplicação de multas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) pode ser mais comum do que você imagina. Caso a mesma venha realizar uma fiscalização em seu negócio, o ideal é que o ambiente esteja totalmente livre destas pragas, para evitar que seu negócio seja multado ou até mesmo interditado por falta de higiene ou segurança alimentar. Para esses casos, a contratação de empresas como a Unicontrol podem ser a solução! Pois além de realizar um controle integrado de pragas completo e atender a todas as exigências dos órgãos reguladores, fornece todos os laudos que podem garantir o funcionamento do seu negócio.

 

Como identificar se algum alimento estiver contaminado?

Identificar se um alimento está, ou não, contaminado, pode ser uma tarefa difícil. Pois mesmo que o alimento não demonstre nenhum sinal, o inseto pode já ter colocado seus ovos e o mesmo estar contaminado. A identificação só ficará mais clara após o surgimento das larvas, que só se dará depois de poucos dias. Tento em vista essa dificuldade na identificação a melhor solução para este problema é manter os alimentos armazenados em locais fechados e higienizados.

 

Como faço para prevenir ou me livrar das moscas?

Você pode prevenir o surgimento delas, ou minimizar a sua proliferação, de forma fácil. Com um saneamento adequado do ambiente, eliminação de criadouros e fontes de alimentos, armazenagem de lixo e acúmulo de matéria orgânica devidamente vedadas, além do armazenamento adequado de alimentos. Estes cuidados preventivos são efetivos, mas há casos em que é necessário a realização de um controle integrado de moscas, realizado por profissionais devidamente capacitados.

 

Precisa de ajuda para manter seu ambiente livre de moscas ou de quaisquer outras pragas?

Conforme o Regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), se as medidas de prevenção citadas acima não forem eficazes, o controle integrado de vetores e pragas urbanas deve ser empregado e executado por uma empresa especializada, conforme legislação específica, com produtos desinfestastes regularizados pelo Ministério da Saúde.

 

A Unicontrol há mais de 40 anos vem contribuindo para diversos negócios brasileiros, quando o assunto é controle de pragas urbanas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).

 

Levamos aos clientes as melhores tecnologias do setor, incluindo apps, sistemas, produtos e equipamentos de ponta, oferecendo assim, um pacote completo, competitivo e diferenciado de serviços para seu o negócio.

 

Mantenha o nível de qualidade do seu negócio, fazendo uma desinsetização, combatendo todos os tipos de pragas que podem acabar surgindo em seu estabelecimento. Fique livre dessa dor de cabeça! Entre em contato e solicite um orçamento gratuito em poucos minutos, disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil.

 

Por Eloisa Marchetto – Bióloga e Responsável Técnica na Unicontrol Controle de Pragas

Solicite seu orçamento sem compromisso