Dicas contra Cupins

Instale telas de proteção nas janelas de sua casa

Para evitar que os insetos entrem instale telas de proteção nas janelas de sua casa. No período de reprodução os cupins voam em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para formarem um ninho. também é comum que nos dias de chuva, não apenas os cupins, mas muitos outros insetos fiquem agitados e voando. Se encontrarem brechas, logo entrarão.

 

Procure usar madeiras tratados, nobres ou naturalmente resistentea

Procure usar madeiras como ipê, maçaranduba, peroba e aroeira, entre outras. Madeiras nobres, como o cedro, possuem uma resistência natural contra o ataque de cupins. Entretanto, estas madeiras são caras e raras nos dias de hoje. Assim, uma alternativa eficaz é utilizar a madeira tratada com produtos que dificultam a infestação do cupim.

 

Use tintas e vernizes

Na parte externa dos móveis e molduras de quadros use tintas e vernizes para tapar brechas que possam servir de entrada para os cupins.

 

Inspecione seus móveis, portas e janelas de madeira

Periodicamente inspecione seus móveis, portas e janelas de madeira e note se há algum sinal de presença de cupins. Lembre-se que eles podem ser muito sutis. É preciso ter bastante atenção.

 

Evite guardar livros em estantes de madeira

Opte pelas estantes de metal, pois os cupins poderão se alojar entre o amontoado de livros sem que você perceba,e danificar ambos: estante e livros.

 

Não acumule caixotes, nem outros objetos de madeira em sua casa

Principalmente não acumular em lugares úmidos. Livre-se deles. É importante saber que as árvores e raízes de árvores cortadas também podem servir de alimentos e moradia para os cupins.

 

Conserte e vede rachaduras

Conserte e vede rachaduras na estrutura de sua casa e ao redor de portas e janelas. Certifique-se de que não há aberturas que sirvam de entrada para sua casa.

 

O exterior da sua casa deve estar sempre impecável e bem pintado.

Partes com decoração em madeira devem ser ao menos envernizadas, afinal, esse é o material que ­­de fato atrai os cupins, e a tinta pode servir como uma barreira para os insetos.

 

Nunca guarde madeira virgem dentro de sua casa.

E, de preferência, não as deixe no chão.

 

Plantar árvores e arbustos o mais longe

Árvores e arbustos podem ser plantados mas o mais longe possível de sua casa.

 

Remova tocos e raízes de arvores velhas ao redor de sua casa.

Estes tocos e raízes próximos a sua casa são ótimos focos para cupins.

 

Elimine qualquer contato de madeira com o solo.

O ideal é que haja um distancia de cerca de 50 centímetros

 

Inspeções profissionais

Em sua residência também são fundamentais para protegê-la de fato. É importante realizara inspeção ao menos uma vez a cada três anos, caso não possa solicitá-la anualmente. Um diagnóstico precoce pode revelar medidas corretivas mais adequadas para o seu caso, o que ajuda a evitar muitos prejuízos e muito trabalho futuro. E a ajuda profissional permite não apenas a reparação dos danos e a correção das condições de risco, como tambémfornece recomendações valiosas sobre as medidas mais apropriadas para tratar áreas afetadas ou potencialmente atrativas para os cupins em sua casa.

 

Evite o acumulo de papéis

A organização é chave, não deixe pilhas de papéis acumuladas, mesmo que elas não estejam no chão. Isso também vale para livros e madeira de lareira ou churrasqueira.

 

Elimine a umidade

Evite que a madeira da sua casa umedeça. Para isto é necessário sempre estar checando por vazamentos e eliminando qualquer problema que venha a ser encontrado imediatamente. O ideal é utilizar madeira tratada e sempre limpar as calhas, plantas trepadeiras, vasos plantas, etc.Evite espirrar água Em paredes texturizadas ou com acabamento em madeira evite espirrar água.

 

Mantenha as calhas sempre limpas e em bom estado

Folhas molhadas, por exemplo, fornecem umidade e matéria orgânica não apenas para cupins, mas também para outras pragas.

 

Plantio de árvores muito próximas à edificação

Elas devem estar a pelo menos 5 metros das paredes, pois geram umidade e as raízes podem penetrar no piso e levar infestação por cupim. É importante remover entulho do sítio da construção ou quando efetuar reformas, e evitar acúmulo de materiais inservíveis nos espaços fechados da edificação.

 

Use telas nas janelas e portas

Para evitar que os cupins alados invadam sua casa. Como sabemos, os cupins uma vez dentro de casa constroem novas colônias.