Doenças Transmitidas por Insetos
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR FORMIGAS 

Elas têm grande capacidade de veiculação de certos microrganismos por fazerem relações parasitárias e mutualísticas com vegetais, animais, bactérias e fungos.

 

As formigas passam por diversos lugares nada legais. Como fezes, feridas, animais em decomposição e lixo.

 

Ignorar a presença delas no alimento perigoso. Como elas andam nesses locais, carregam micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia. 

 

Estudos microbiológicos realizados em formigas coletadas em ambientes hospitalares brasileiros de pequeno, médio e grande porte detectaram a presença de várias bactérias e fungos, como Bacillus spp., Candida sp., Enterobacter sp., Enterococcus sp.,Pseudomonas aeruginosa, Serratia sp., Staphylococcus aureus, Staphylococcus sp., Streptococcus viridans, incluindo cepas multirresistentes de Acinetobacter sp., Klebsiella sp. e Streptococcus sp.

 

Dificilmente alguém come um alimento que sabe que passou uma barata e quando o assunto é formiga, a maioria das pessoas ignora.

 

Porém as formigas trazem um risco igual ou até maior que as baratas, uma vez que quando uma barata morre, quem faz o trabalho de recolher os restos mortais dela, são as formigas.

Uma dissertação de Mestrado da USP mostrou em seus resultados que a presença de Salmonella aureus e de enterobactérias provenientes de amostras de formigas sugerem que estes insetos podem ser importantes vetores de microrganismos de relevância e que interfiram na higidez dos alimentos.

 



Problemas com Infestação de Insetos?
Conheça nossos serviços de Desinsetização


DOENÇAS TRANSMITIDAS POR MOSCAS

A mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca varejeira (Chrysomya megacephala) carregam, cada uma, mais de 300 tipos de bactérias, mostra umestudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState University), nos Estados Unidos. Muitas dessas bactérias são causadoras de doenças que afetam os seres humanos, incluindo infecções no estômago, intoxicações e até pneumonia.

 

Os micróbios se concentram nas pernas e nas asas dos insetos e se espalham pelo ambiente, por exemplo, cada vez que a mosca pousa sobre a comida. Cada movimento dos insetos pode espalhar as bactérias, afirmam os especialistas.

 

Durante seus voos, eles acabam se alimentando de tudo que é tipo de detrito. Restos como fezes, animais mortos e matéria orgânica em decomposição estão recheados de micróbios, que ficam grudados em suas patas e podem se desprender na próxima aterrizagem. Uma mosca doméstica, por exemplo, pode carregar até 351 bactérias diferentes. 

 

Existem várias doenças causadas e transmitidas pelas moscas, tais como, conjuntivite bacteriana, febre tifoide, lepra, infecções, cólera, peste bubônica, tuberculose, diarreia, erisipela, entre outras. 

Mas uma outra doença causada pelas moscas é a miíase humana, que pode ser do tipo berne ou bicheira, que acontecem após a deposição de ovos que se transformam em larvas, que se alimentam dos tecidos, de uma ferida, por exemplo.

 

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR BARATAS

As baratas apresentam um risco significativo para a segurança de alimentos devido à sua capacidade de se propagar e espalhar doenças. Elas contaminam alimentos e superfícies de manuseio de alimentos por meio de seus excrementos ou transferência mecânica de seus corpos.

À esquerda, temos baratas alemãs em uma placa de petri.

À direita, estão as colônias de E. coli transmitidas pelas baratas.

 

· Salmonelose: A contaminação alimentar por salmonella causa diarréia, febre e cólicas abdominais dentro de 12 a 72 horas. Os sintomas geralmente são leves, mas podem ser graves, especialmente para pessoas com sistema imunológico comprometido.

· Infecções por staphylococcus: Essa doença gastrointestinal se desenvolve logo após o alimento ser consumido e geralmente dura cerca de um dia. As toxinas são resistentes ao calor, por isso não são destruídas pelo cozimento.

· Escherichia coli (E. coli): Essa bactéria normalmente vive no intestino de pessoas e animais e alguns tipos podem causar doenças como diarréia.

· Febre tifoide: Essa doença é causada pela Salmonella typhi. Quando um alimento contaminado é consumido, as bactérias se multiplicam e se espalham pela corrente sanguínea.

· Gastroenterite: Inflamação do estômago e dos intestinos delgado e grosso, geralmente levando a vômitos ou diarréia. As pessoas podem se infectar com qualquer um destes, comendo ou bebendo um alimento ou bebida contaminados. As baratas também podem desencadear ataques de asma e outras alergias.

Solicite seu orçamento sem compromisso