Encontre nossa
unidade mais próxima!

Central de atendimento

0800 606 1334

Solicite seu orçamento

Controle AGC



Publicada em: 01/12/2015

Como vivem e se comportam as abelhas

As abelhas são responsáveis pela polinização de até 90% da flora nativa. Dependente das flores e do ambiente para sobreviver, a sociedade das abelhas sofre se o clima está descaracterizado.

 

No outono e no inverno, quando chove muito, faz frio ou há ausência de sol, as folhas murcham, as flores caem e, naturalmente, os insetos também se recolhem. Em condições ambientais extremas, a alimentação pode minguar e, com isso, o desenvolvimento do metabolismo das abelhas sem ferrão também. Recente estudo publicado por um grupo de biólogos do Laboratório de Entomologia da Faculdade de Biociências da PUCRS constatou que, semelhante ao que ocorrem com ursos polares, elas também reúnem alimento antes da chegada do frio. Chamado diapausa, o processo mostra que essas abelhas são capazes de sobreviver por longos períodos com menos alimento.

 

Diferentemente das abelhas Apis mellifera, conhecidas por africanizadas por resultarem de uma mistura das europeias e africanas, as sem ferrão são nativas do RS. Para defender suas colônias, elas constroem ninhos em locais de difícil acesso – afirma a bióloga e diretora do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, Betina Blochtein.

 

Nativas de regiões tropicais e subtropicais, as abelhas são usadas para produção de mel, manutenção de vegetações naturais, aumento da produção agrícola e equilíbrio do ecossistema pela polinização de plantas.

 

Outras informações:

  • Existem mais de 2,5 mil espécies no país.
  • Jataí, mirim e tabuna estão entre as mais conhecidas do Estado. 

 

 

 

Três espécies integram a lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul: Melipona marginata obscurior; Melipona bicolor schencki e Melipona quadrifasciata quadrifasciata.

 

 

Autor: equipe técnica Unicontrol.

Referência e mais informações: http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/zh-especiais-vida-social-insetos/abelhas.html



Mais vistos:
Traças e suas características
Dedetização ou desinsetização?
O que é Controle Integrado de Pragas?
Os morcegos e sua utilidade
Como evitar acidentes com aranhas.

Arquivo do blog:
2020 (4)
2016 (5)
2015 (35)




Sou franqueado Unicontrol
Central de operações: Rua Márcio Toboliski Fernandes, 41, Niterói - Canoas / (51) 3032.3232
Central de atendimento: 0800 606 1334
Mais unidades