Encontre nossa
unidade mais próxima!

Central de atendimento

0800 606 1334

Solicite seu orçamento

Controle AGC



Publicada em: 10/11/2015

Ratos conseguem mover os olhos em direções opostas


Cientistas do Instituto Max Planck de Cibernética Biológica, na Alemanha, descobriram, utilizando câmeras em miniatura e sensores de movimento acoplados nas cabeças dos animais, que s ratos movem seus olhos em direções opostas. Isso permite que o campo do animal de visão esteja sempre voltado para cima - de onde viriam possíveis predadores.



Os pesquisadores também descobriram que a posição dos olhos depende do movimento de sua cabeça. Segundo Jason Kerr, pesquisador do Instituto Max Planck de Cibernética Biológica, "Quando a cabeça do animal aponta para baixo, seus olhos se voltam para trás, para longe da ponta do nariz. Quando ele levanta a cabeça, os olhos olham para frente: como se o animal estivesse vesgo. Se ele deita a cabeça para o lado, o olho na extremidade mais baixa se move para cima, e o outro olho para baixo". Ou seja, não importam como sejam seus movimentos, seus olhos sempre se movem de modo a garantir que a área acima do animal esteja vigiada, aumentando suas chances de sobrevivência. 


Segundo os pesquisadores, essa característica pode ter surgido como uma adaptação evolutiva - um modo de se adequar às condições que o rato enfrenta na natureza, onde é atacado do alto por diversas espécies de aves.

Júlia Mósena - Equipe Técnica Unicontrol



Mais vistos:
Traças e suas características
Dedetização ou desinsetização?
O que é Controle Integrado de Pragas?
Os morcegos e sua utilidade
Como evitar acidentes com aranhas.

Arquivo do blog:
2020 (4)
2016 (5)
2015 (35)




Sou franqueado Unicontrol
Central de operações: Rua Márcio Toboliski Fernandes, 41, Niterói - Canoas / (51) 3032.3232
Central de atendimento: 0800 606 1334
Mais unidades