Encontre nossa
unidade mais próxima!

Central de atendimento

0800 606 1334

Solicite seu orçamento

Controle AGC



Publicada em: 10/11/2015

Os morcegos e sua utilidade

Os morcegos são mamíferos que caracterizam-se por serem animais vertebrados com corpo coberto de pelos. Os únicos mamíferos com capacidade real de voo. E por incrível que pareça, com papel fundamental no que se diz respeito à reprodução de plantas.

Sabe-se que os insetos são peça fundamental na reprodução das plantas. Porém, os morcegos também possuem uma vasta importância neste assunto. Ao lamber o néctar das flores, os morcegos contribuem para a dispersão do pólen de flor em flor, dando sequência no ciclo de vida das plantas. Isso torna-os valiosos e úteis ao meio ambiente em ambiente com escassez de insetos.
Além disso, o site Ambiente Brasil, nos traz 10  motivos para gostar de morcegos. Confira abaixo:

“Dez motivos para gostar de morcegos:

1. Os morcegos são grandes controladores de insetos. Algumas espécies ingerem 200 ou mais insetos em apenas alguns minutos de vôo.

2. Os morcegos são responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto deixa cair as sementes em local distante do original, onde poderá nascer nova árvore. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.

3. Os morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as flores como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor.

4. Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo os roedores, que tanto prejuízo trazem à agricultura.

5. Os morcegos são largamente utilizados em pesquisas, incluindo a ação de medicamentos que no futuro serão em

6. As fezes de morcegos constituem excelente adubo que, foram largamente explorados, até o desenvolvimento dos adubos sintéticos.

7. Os morcegos têm sido analisados na utilização do sonar que poderá auxiliar o homem.

8. A saliva do morcego, por ter forte ação anticoagulante, poderá ser largamente empregada para o tratamento de várias doenças vasculares.

9. Os morcegos são importante na cadeia alimentar. 

10. O desaparecimento dos morcegos poderá resultar em desequilíbrio e os inconvenientes resultantes poderão ser piores que os causados pela simples proximidade destes animais.”



Mais vistos:
Traças e suas características
Dedetização ou desinsetização?
O que é Controle Integrado de Pragas?
Como evitar acidentes com aranhas.
Os morcegos e sua utilidade

Arquivo do blog:
2016 (5)
2015 (35)


Sou franqueado Unicontrol
Central de operações: Rua Missões, 110, Mathias Velho - Canoas / (51) 3032.3232
Central de atendimento: 0800 606 1334
Mais unidades